fbpx

Você respira da forma correta?

Segundo o Ayurveda, o Prana é estimulado e mantido pela respiração. Prana equilibra todas as células e dathus (tecidos). Curiosamente, os distúrbios de Prana geralmente estão diretamente ligados ao surgimento do medo e da ansiedade. Portanto, a prática diária de Pranayamas específicos pode ser um meio bastante potente de acalmar a ansiedade. Assim como em outras práticas de respiração coordenadas, ele também exige paciência, sobretudo para iniciantes. Mas, será que respiramos da forma correta ou nunca paramos para prestar atenção? 

Perceba a sua respiração por um momento. Inspire profundamente e repare: o seu abdômen se expande ou se contrai? Para muitas pessoas, a barriga vai para dentro e os ombros e o peito se erguem – o que é exatamente o oposto do modo como deveríamos respirar naturalmente. 

Se você olhar para os bebês, verá que o abdômen deles se expande quando inspiram. Parte da razão pela qual as crianças têm tanta energia é porque respiram no ritmo diafragmático mais natural. Elas trazem muita energia para dentro pela inspiração e liberam tudo o que está preso na expiração. À medida que envelhecemos e vamos acumulando tensão na mente e no corpo, o padrão se inverte. Nós começamos a reter o estresse e a tensão na região do abdômen, a área conhecida na tradição japonesa como hara, o centro do poder no corpo. Quando invertemos esse processo, naturalmente mudamos o estado da mente, que deixa de ser marcado pela letargia e pelo esgotamento e se torna expandido e elevado.

Passo a passo de como reaprender a respirar corretamente:

1- Respire pelo nariz e não pela boca.

2- Extenda a exalação. Automaticamente você aumentará sua inspiração.

3- Respire PROFUNDO, DEVAGAR, SILENCIOSO e REGULARMENTE.

Estudos mostram que após 6 semanas terá impacto na redução da pressão sanguínea, melhora da digestão, circulação, ansiedade entre outros inúmeros benefícios.

A única maneira de entender o poder da respiração é experimentá-lo. Se você está pronto para começar, tente fazer os exercícios de respiração a seguir. Faça um teste. Experimente-os por uma ou duas semanas e observe as mudanças nos seus níveis de energia e no seu modo de enxergar as coisas.

EXERCICIOS: Práticas de respiração

Ciclo de respiração noturna: A maneira como pegamos no sono determina a qualidade da noite de sono. Para relaxar e entrar num estado de repouso, experimente este exercício de respiração simples: Deite-se de barriga para cima e apoie as palmas das mãos no abdômen. Comece respirando normalmente, inspirando e expirando, prendendo o ar por um instante no fim da inspiração. Perceba o movimento suave das palmas das mãos para cima e para baixo, assim como do umbigo, subindo e descendo. Suas mãos começarão a ficar pesadas, você sentirá sua percepção se interiorizando, voltando-se para dentro, e começará a ficar sonolento. Faça até 10 inspirações e expirações constantes, ritmadas, permitindo que a respiração se acalme naturalmente à medida que se dá a transição para o sono. No momento em que se sentir sonolento, durma. Use este exercicio quando acordar durante a noite para ajudá-lo a voltar a dormir.

Ciclo de respiração da manhã: Em vez de se virar e imediatamente pegar o seu telefone ao acordar, comece o dia tirando alguns minutos para respirar. Assim que você despertar, coloque as maos sobre o abdômen novamente e faça 10 ciclos completos de respiração profunda. Esta prática rápida pode ajudá-lo a completar um ciclo de sono inacabado e a começar o dia mais revigorado e cheio de energia. Durante o sono, a mente processa antigos estresses e tensões. Quando você acorda no meio de um ciclo de sono, esses arquivos antigos podem permanecer abertos, fazendo com que você se sinta inquieto, fora do eixo ou agitado. Fazer as 10 respirações imediatamente ao acordar é uma maneira de completar o ciclo de processamento de estresse, efetivamente “fechando” qualquer arquivo que tenha ficado aberto.

Respiração poderosa: Esta prática energizante de respiração esvazia a mente, trazendo uma descarga de energia para o corpo instantaneamente – e leva apenas dois minutos. O ritmo é uma inspiração natural seguida de uma expiração curta e vigorosa pelo nariz. Para começar, sente-se com os cotovelos dobrados ao lado do corpo, bem perto da cintura, e as mãos relaxadamente fechadas perto dos ombros. Ao inspirar pelo nariz, eleve os braços acima da cabeça e abra bem as mãos. Ao expirar com um forte impulso, traga os braços de volta, levando os cotovelos para perto da cintura e fechando as mãos novamente. Faça três séries de 15 a 20 respirações para obter uma descarga de energia no sistema livre de cafeína. Nós chamamos isso de “café yógico”

Respiração de mudança de atitude: Todos nós conhecemos os benefícios de respirar fundo, mas poucas pessoas estão cientes dos benefícios de respirar além da nossa capacidade respiratória. Experimente esta poderosa “inspiração expandida” sempre que precisar mudar sua atitude e eliminar pensamentos insistentes. Funciona assim: ao inspirar profundamente pelo nariz, faça uma breve pausa com os pulmões completamente cheios. Depois de alcançar a capacidade total de sua inspiração, tome mais alguns pequenos goles extras de ar. Pause e segure todo esse ar por um momento antes de soltá-lo completamente pelo nariz. Apenas duas ou três repetições podem clarear a mente instantaneamente e reenergizar o sistema.

Respiração de aceitação ativa: A resistência da mente consome uma quantidade tremenda de força vital. Quando você se encontrar lutando ou evitando alguma situação em sua vida, feche os olhos e observe os sintomas em sua mente e em seu corpo: aperto no peito ou nos ombros, respiração superficial, tensão na região do umbigo, pensamentos acelerados ou emoções negativas. O que você está vivenciando são sintomas do estresse, a resposta do sistema nervoso simpático (de luta ou fuga). Observe tudo isso e, em seguida, respire de forma alongada. Retenha o ar por um momento e depois expire profundamente fazendo o som humm. Repita três vezes e toda a sua fisiologia será reiniciada, numa resposta do sistema nervoso parassimpático (de descanso e digestão). Depois de perceber essas mudanças fisiológicas, volte e repita a respiração de mudança de atitude descrita anteriormente

Por que humm? Esse som que naturalmente fazemos com tanta frequência (como quando concordamos dizendo “aham'”) atinge bem o centro da cabeça. É uma maneira sutil de vibrar o hipotálamo e a glândula pineal, eliminando qualquer negatividade.

Novamente, seja o seu próprio cientista. Faça um biohacking de si mesmo e veja o que esses exercícios simples de respiração podem fazer pela sua energia e a sua percepção. Em seguida, decida se você quer explorar outras técnicas.

Fonte: “Shakti – O poder da sua essência” de Rajshree Patel

Nutricionista Brasileira nos Estados Unidos

Beatriz Gaudio

Nutricionista com formação em Educação Física, especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Coaching em Nutrição Comportamental, Terapeuta Ayurveda e Colunista @30tododia. Residente na Califórnia (EUA) – referência mundial em saúde e qualidade de vida – atendo pessoas do mundo inteiro. Nos Estados Unidos carrego o título de Health Coach pelo renomado Institute for Integrative Nutrition, baseado em Nova York.
Nutricionista Brasileira nos Estados Unidos

Sobre Mim

Nutricionista com formação em Educação Física, especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Coaching em Nutrição Comportamental, Terapeuta Ayurveda e Colunista @30tododia. Residente na Califórnia (EUA) – referência mundial em saúde e qualidade de vida – atendo pessoas do mundo inteiro. Nos Estados Unidos carrego o título de Health Coach pelo renomado Institute for Integrative Nutrition, baseado em Nova York.

Últimas Publicações

Se inscreva na minha lista
e receba novidades