fbpx

Rota Gastronômica Saudável da Bia

Para muitas pessoas “escolhas saudáveis” e “comer fora de casa” são duas coisas que parecem não caber na mesma frase de forma positiva, não é verdade? Pois venho te dizer que é possível, e muito! A partir de agora começaremos juntos a criar uma “Rota Saudável” de restaurantes da nossa região, e descreverei um pouco do que me fez escolher cada local e a experiência (que na minha opinião, conta muito para a fidelidade de nós, clientes). Eu sou uma apaixonada por comida boa, com apresentações bonitas e gastar o tempo com meus amigos nesse tipo de programa, pois acredito que a alimentação saudável veio para unir pessoas e nos fazer felizes!

Vale ressaltar que este projeto, chamado Rede do Bem, iniciou com o convite do Clube Orgânico Zona Verde cujo objetivo é compartilhar informações e conteúdos a partir de uma perspectiva sustentável com o foco na construção de uma nova comunidade. Assim como eu, vários profissionais de outras áreas estão colaborando para redefinir o futuro da alimentação e como nos relacionamos com ela. Você pode ter acesso a todas essas informações acompanhando o IG @z.verde .

 

Primeira parada: Brunch Vegano no Café Pepí (@cafepepi)

Para começar, eu enlouqueço quando escuto o nome “Brunch” rs. Muitas pessoas não sabem o significado, e nada mais é do que a combinação do café da manhã (breakfast, em inglês) com o almoço (lunch, em inglês). E como nutricionista, vejo que para muitas pessoas que desejam reduzir seu consumo de origem animal, se torna difícil variar de uma forma equilibrada algumas refeições. Fui com o intuito de despertar uma certa criatividade e também mostrar até para quem não tem a intenção de reduzir, que podemos variar ainda mais nosso cardápio e conhecer novos sabores!

Minha escolha: Tábua Todo Mundo Ama

Crackers Vivos (considerado vivos pois no processo de preparo os nutrientes são preservados), Pães de Beijo (feito com batata baroa e polvilho), Requeijão da Casa (a base de Inhame), Geléia de Frutas da Estação, Tofu Mexido (com Tomate, Cebola, Alho, Cúrcuma, Páprica Defumada e Orégano), Iogurte de Coco e Castanhas com Granola da Casa e Frutas da Estação.

São opções sem glúten e sem lactose também, o que se torna interessante para muita gente. Fiquei encantada, principalmente por conhecer tantos sabores diferentes, além de extremamente satisfeita, pois é muitíssimo bem servido! Vale a pena tirar um diazinho para provar este Brunch.

 

Segunda parada: Toque Gourmet ao simples do dia-a-dia, na Empório Fit (@emporiofit_)

Muitas pessoas quando escutam “dieta + academia” já visualizam logo o famoso “Frango com Banana Doce” na cabeça. Quebrando padrões, a Chef Barbara Buery desenvolveu uma versão que não agradou somente a galera da maromba, mas também inúmeras pessoas que buscam por um toque de sabor extra àquelas comidas que parecem ser muitas vezes “sem graça” no nosso dia-a-dia. Apesar do seu restaurante ficar na entrada de uma academia (Bodytech Praia da Costa), ele é aberto ao público, sendo todos muito bem-recebidos.

Minha escolha: Batata Doce recheada com Salmão

Esqueça todas as experiências que você teve com a Batata Doce até hoje. Essa Batata Doce vai ao forno com a proteína de sua escolha (eu escolhi Salmão, mas tem opções com Frango e Carne seca também), temperinhos verdes e queijo. Ela volta quentinha, cremosa por dentro, com queijo derretido e crocante por cima. Além disso, se torna um ótimo motivo para ir treinar, não é mesmo? Rs..

 

Terceira parada: Para mostrar que é possível fazer escolhas saborosas tanto quanto uma pizza, no Don Camaleone (@doncamaleone)

Quem já passou pela situação de ter uma comemoração em uma casa de massas e se sentiu ameaçado por estar seguindo um plano alimentar que não gostaria de “cometer furos”? O que fazer? Deixar de comemorar com pessoas que amamos por conta de dieta? Não dá, né?!

Na nossa cidade, o Don Camaleone é um restaurante bem conhecido, principalmente pela animação garantida na hora do parabéns em comemorações de aniversário rsrs… mas o que muita gente não sabe é que há muita coisa no cardápio além de pizza e focaccia! E digo mais, MUITA coisa DELICIOSA e LEVE.

Minha escolha: Tilápia D´Aosta

Já tem alguns anos que sou fã de carteirinha desse prato. Posso pedir entradinhas, provar uma pizza… mas não saio sem pedir este prato rsrs. O prato é servido com uma Tilápia grelhada ao molho de Ervas e Alcaparras, e servido com um Mix Legumes quentinhos que é uma verdadeira explosão de sabores: Cenoura, Brócolis, Berinjela, Abobrinha, Cebola Roxa e, minha parte favorita, Maçãs grelhadas. Além de ser um prato LINDO de ver! A pizza do Don é deliciosa e com uma massa fininha e crocante, e fica pronta extremamente rápido… mas este prato, tem um lugarzinho separado no meu coração!

 

Quarta Semana: Quando a sua refeição é tão linda que chega a dar dó de colocar a colher, no Pura Bali (@purabali)

A tradição de comer em Bowls (tigelas) é cultura em vários lugares como Bali, Califórnia, Havaí, dentre outros. Eu particularmente sempre fui fã, tanto das versões salgadas quanto as doces. São bowls que oferecem de uma só vez grandes quantidades de fibras, minerais, nutrientes, antioxidantes e vitaminas, devido sua composição. Além disso, esse tipo de louça ajuda a controlar a quantidade das porções e faz com que você preste atenção em tudo o que está comendo.

O Pura Bali é um lugarzinho muito especial onde encontramos versões doces, salgadas, quentes, geladas, ou seja, do jeitinho que a gente preferir! É um restaurante que prioriza a comida de verdade, explorando suas cores, misturas de sabores, e além disso fazem uso de ingredientes considerados superfoods (são assim chamados por pertencer a uma categoria superior de alimentos que possuem elevada densidade nutricional).

Minha escolha: Power Bowl

Como uma Coffee Lover que sou, fui surpreendida com o Bowl que leva Café Orgânico como um de seus ingredientes. Um delicioso e energizante blend de bananas, tâmaras e pasta de amendoim com um toque de café orgânico. Para potencializar ainda mais esse blend, um pouco de canela, noz moscada e ginseng. A minha parte favorita dos Bowls são os toppings (tudo aquilo que vai em cima que deixa o prato ainda mais lindo!), que neste temos granola da casa, semente de chia, nibs de cacau, raspas de laranja, banana e carambola fatiados e pasta de amendoim. Faz idéia dos benefícios nutricionais que esse potinho lindo cheio de nutrientes nos fornece?

 

Quinta Semana: Começou a esquentar por aqui, que tal uma saladinha refrescante, no Aloha (@aloharestaurante)

Vou falar de um lugar onde agrada a todos e funciona praticamente todos os dias do ano. Toda vez que estou com amigos saindo da praia, pós esporte, indo para um almoço ou jantar, pode ter certeza que o nome “Aloha” será mencionado rsrs. Você encontra desde saladas, hambúrgueres, açaí, entradinhas, sucos, opções para veganos, sobremesas… tudo! É uma ótima opção para grupos grandes onde cada um tem a sua preferencia distinta. Infelizmente eu sou daquelas pessoas que eventualmente peço para alterar alguma coisa no meu prato (peço desculpas aos chefs de cozinha pois eu sei o tanto isso chateia vocês, mas perguntar não ofende rsrs) e sempre sou bem atendida!

Minha escolha: Salada de Tilápia

Tenho vários pratos que eu amo, mas hoje vou falar do meu predileto que é uma salada super refrescante que é a cara daquele pós praia de verão! Na Salada de Tilápia vem alface americana, tomate seco, champignon, cenoura ralada, abacaxi grelhado, croutons (eu peço para trocar por mussarela de búfala porque eu evito glúten e sou fã de um queijinho) e molho de mostarda e mel. Ela é muito bem servida, se você estiver com fome ficará bem satisfeito, e se não estiver com tanta fome pode dividir com alguém tranquilamente. A lei da natureza é bem simples: se está quente fora, nos refrescamos com alimentos mais frios. Inclusive, você pode perceber através da safra dos alimentos da estação. Estamos entrando no período de deixar alimentos mais quentes e pesados e investir nos alimentos leves e refrescantes!

 

Sexta Semana: Self Service Funcional de cozinha limpa, no Bio Gourmet Funcional (@biogourmet_funcional)

Desde a primeira vez que fui ao Restaurante Bio Gourmet fiquei completamente encantada com a variedade das saladas e pratos quentes que encontrei lá. O objetivo principal do restaurante é servir uma comida onde qualquer pessoa possa se sentar e comer com tranquilidade, inclusive aos que possuem algum tipo de alergia ou restrição alimentar. É aquele típico restaurante que você entra, pega o seu prato, e quando termina de se servir… tenta entender como conseguiu misturar Salada, Cogumelos ao forno com Creme de Castanhas, Quiche de Camarão com massa sem glúten, Estrogonofe de Frango sem lactose, Risoto feito com Arroz 7 grãos e por aí vai rsrs. Eles são muito criativos, utilizam ingredientes funcionais e muita comida de verdade!

Se você é do tipo de pessoa que almoça em restaurante diariamente, vale a pena dar uma passada para conhecer esse lugarzinho de comida caseira e de extremo sabor. Espero que você, assim como eu, tenha a experiência que tive desde o princípio: “sinto que neste lugar a comida foi prepara com muito amor”. De fato, todo alimento que é preparado com essa intenção, nos nutre além do nosso corpo físico!

 

Sétima Semana: Técnica simples da Cozinha Brasileira para referenciar os sabores da cultura Argentina e Uruguaia, no Don Aguilar (@restaurantedonaguilar)

Conheci o Don Aguilar quando ele era apenas um sonho. Era um sonho lindo onde eles visualizavam um lugar que conectasse a gastronomia à arte, com muito bom gosto e que fosse valorizado o produtor local, ingredientes orgânicos, carnes de cortes especiais preparadas na parrilla e vinhos de primeira. Ver o sucesso que o restaurante se tornou enche meu coração de alegria, a partir da técnica simples da Cozinha Brasileira, eles referenciam os sabores da cultura Argentina e Uruguaia. E o mais interessante: é um restaurante para todos! Se você não come carne, pode ir sem a menor preocupação porque você encontrará inúmeras possibilidades deliciosas. Agora, se você come carne, se prepare pois terá uma das suas melhores experiências na cidade.

Minha escolha: Bife do Vazio na Manteiga de Ervas, Milho assado com Páprica e Parmesão, Tomates confitados e Mayo de Bacon. 

Fala sério, você achou que lugar de milho era só na praia né? Me surpreendeu demais! E o sabor da carne incomparável. Tive uma experiência recente na Argentina e posso dizer que é como se estivéssemos nos tele transportando através do alimento. O sentimento que temos após “Viver Don Aguilar” é que, de fato, “Comida é Arte”.

 

Oitava Semana: Falta de tempo na semana não é desculpa para ver a “dieta” indo ladeira abaixo, no LaVitta (@lavittasaladeria).

Hoje é bem comum não termos tempo para preparar nossa própria comida em casa, especialmente a refeição do almoço, e nos depararmos com um dia cheio pela frente. Grande parte da população acorda cedo e toma seu café da manhã – quando tem tempo – retornando somente à noite, e aquele sonho de seguir uma rotina mais saudável durante a semana segue ladeira abaixo. Se você quer se alimentar de uma forma mais nutritiva e de acordo com o seu gosto, as Saladerias são uma excelente alternativa para você. Hoje nas cidades temos inúmeras, eu em particular gosto muito da La Vitta, principalmente por saber que os molhos que dão aquele toque especial – tenho muitos pacientes que relatam só comerem vegetais quando acompanhados de molhos, pois assim se tornam saborosos – são caseiros, preparado com ingredientes naturais. As Saladerias vieram para ficar, é uma necessidade da sociedade atual. Fez tanto sucesso, que a La Vitta funciona hoje também para o jantar, além de ter desenvolvido produtos além da salada como Omeletes, Caldos, Doces Low Carb e etc… eles sempre lançam uma novidade de tempos em tempos. Sobre esses doces Low Carb eu recomendo muito a Torta de Limão! Ela é tão boa que já a tive como sobremesa de aniversário, não contei a ninguém que era “fit” pois ninguém iria acreditar. Ou então, iriam comer ainda mais com o discurso “é fit então pode comer sem limites” rsrs. Temos inúmeras “La Vittas” espalhadas pelo nosso estado, é só checar qual fica mais próxima a você e conferir!

 

Nona Semana: Comida Japonesa sem arroz e com muito sabor, no Sushi Trip Experience (@sushitripexperience)

Há muitos anos busco restaurantes de comida japonesa que ofereçam além do convencional Sushi, Hot Philadelphi, Tamaki e Sashimi. Amo comida japonesa, certamente é uma das minhas cozinhas prediletas, mas saber que para o preparo do arroz utiliza-se uma quantidade considerável de açúcar me deixa um tanto quanto incomodada. Recentemente, tive uma experiência maravilhosa que me permitiu dizer as minhas preferências e na sequência minhas peças montadas de acordo e segundo a criatividade do chef. Quando chegou, foi uma grande surpresa! Uma explosão de sabores e variedades em peças especiais e únicas. Uma obra de arte para se comer com os olhos! Gostei também do atendimento e da disponibilidade em querer agradar o cliente de acordo com suas preferências!

Minha escolha: Combinado do Chef.

Este é um prato com 40 peças que dá para dividir tranquilamente com outra pessoa e vocês saem bem satisfeitos! Você quem define o que quer e o que não quer, e em instantes, recebe um prato super criativo e saboroso!

 

Décima Semana: Experiência Sensorial Vegana Raiz, no Mãe Divina (@restaurantemaedivina)

Acredito que o Restaurante Mãe Divina seja uma das experiências veganas mais tradicionais da Grande Vitória, desde antes de todo esse papo de alimentação sustentável se tornar uma tendência. Foi o primeiro restaurante vegano da cidade de Vilha Velha, e dá-se para perceber que a comida é preparada com muito amor e de forma artesanal. Soube até que ao som de doces orações… incrível, não?! Adiciona-se um fato que é muito importante para mim: os ingredientes são orgânicos! No espaço é comum ter uma fila de espera, mas isso está longe de ser um problema visto que a salinha de espera é repleta de almofadas, livros, redes e sofás. De fato nos sentimos muito acolhidos e saímos com o sentimento de que nutrimos nosso corpo e nossa mente!

Minha escolha: Combo Mãe Divina.

Diariamente eles oferecem pratos diferentes e de acordo com a estação. Indico o Combo Mãe Divina para quem deseja ter uma experiência completa: entrada, prato principal e sobremesa. Vale a pena sempre dar uma conferida no instagram deles pois você consegue saber qual será o prato principal do seguinte!

 

Nutricionista Brasileira nos Estados Unidos

Beatriz Gaudio

Nutricionista com formação em Educação Física, especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Coaching em Nutrição Comportamental, Terapeuta Ayurveda e Colunista @30tododia. Residente na Califórnia (EUA) – referência mundial em saúde e qualidade de vida – atendo pessoas do mundo inteiro. Nos Estados Unidos carrego o título de Health Coach pelo renomado Institute for Integrative Nutrition, baseado em Nova York.
Nutricionista Brasileira nos Estados Unidos

Sobre Mim

Nutricionista com formação em Educação Física, especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Coaching em Nutrição Comportamental, Terapeuta Ayurveda e Colunista @30tododia. Residente na Califórnia (EUA) – referência mundial em saúde e qualidade de vida – atendo pessoas do mundo inteiro. Nos Estados Unidos carrego o título de Health Coach pelo renomado Institute for Integrative Nutrition, baseado em Nova York.

Últimas Publicações

Se inscreva na minha lista
e receba novidades