fbpx

Corona Vírus: Estilo de vida e Imunidade

Esta semana a OMS declarou pandemia por Corona Vírus. Paralelo a isso, venho recebendo mensagens por parte dos pacientes preocupados em melhorar a imunidade neste momento. Antes de mais nada, costumo trazer a atenção ao fato de que nossa saúde depende de inúmeros fatores que chamo de pilares: alimentação e intestino saudável, atividade física, equilíbrio do estresse e sono, e o equilíbrio corpo-mente-espírito. Falaremos um pouco sobre estratégias nutricionais para aumentar a nossa imunidade mas, antes disso, quero trazer alguns pontos fundamentais do nosso estilo de vida que afetam diretamente na nossa imunidade.

 

O primeiro deles é o sono. O mundo moderno tem nos feito estar cada vez mais conectados a eletrônicos e trabalhando até tarde, muita vezes trocando a noite pelo dia, e isso afeta diretamente a nossa produção natural de melatonina.  A melatonina é um hormônio secretado naturalmente pela glândula pineal, que está localizada no cérebro. Ela é produzida quando há ausência de luz e sua função mais estudada e conhecida é a de regular o relógio biológico, fazendo com que tenhamos sono a noite e mais disposição pela manhã, nos reconectando ao ritmo da natureza. O sono influencia diretamente na imunidade do nosso organismo, assim como o estresse. Tudo nos causa estresse. Viver por sí só já é um estresse visto que temos muitas obrigações, cobranças, auto cobranças, incertezas e quando perdemos o controle disso, ficamos doentes. Precisamos estar atentos aos nossos pensamentos e emoções pois tudo o que não digerimos se volta tóxico ao organismo. Práticas como meditação, yoga e o contato com a natureza – principalmente quando nos expomos ao sol, facilitando a ativação da vitamina D – podem nos ajudar e muito! O corpo também precisa estar em movimento, ele foi feito para isso! Então, não se esqueça de exercitar-se frequentemente.

 

Agora vamos às estratégias nutricionais que podemos incluir ao longo do nosso dia:

 

– Shot e Suco Verde são excelentes para iniciar o dia!

Ex: 30ml de água morna + 15 gotas de própolis verde + suco de 1 limão-taiti ou limão galego OU Suco de 1 limão-taiti ou limão galego + 30ml de água + 1 col de chá de glutamina. Para quem tem mais tempo, pode apostar no Suco Verde (1 col de sopa de salsa + 2 folhas de couve + 1 pedaço de abacaxi + 1 col de chá de hortelã + suco de ½ limão + 200ml de água)

 

– Ingerir Chás e Infusções Naturais:

De manhã eu aconselho você a consumir um chá que aumente sua energia e te dê aquela disposição para seguir o dia. Os mais indicados são: chá preto, canela com gengibre, chá verde e chá mate. Se durante a tarde você precisar de um pique extra para a realização das atividades do trabalho ou até mesmo academia: novamente o chá preto ou opte pelo chá branco, caso queira diferenciar. Mas atente-se ao horário, para não te prejudicar no sono! Já à noite, você pode tomar chás relaxantes como o chá de valeriana, camomila, erva doce, erva cidreira, capim-limão e mulungu.

 

– Adicionar Especiarias e Superfoods nas preparações:

Refere-se a alimentos que possuem, além de vitaminas e minerais, uma dose extra de compostos chamados de bioativos, que podem trazer diversos benefícios para nossa saúde. São exemplos: alho, cebola, aipo, coentro, gengibre, cúrcuma, pimenta preta, spirulina, clorella, matcha, maca peruana…

 

– Aumentar a ingestão de alimentos fontes de vitamina C:

A vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico. Podemos incluir alimentos com acerola, kiwi, pimentão, limão, laranja, folhas verde escuras…

 

– Consuma mais comida de verdade e reduza seu consumo de industrializados:

Os nutrientes conversam com os nossos genes e tudo o que não vem da natureza o nosso corpo não reconhece. Adote uma alimentação variada, colorida, rica em antioxidantes, limpa e orgânica.

 

– Cuide do seu intestino:

O nosso intestino tem interferência no sistema imunológico, inflamação e vários outros pontos. Existem dois nomes que são fundamentais para a saúde intestinal, são eles: Prebiótico e Probiótico. Os Prebióticos são tipos de fibras que não são digeridas e que contribuem para o crescimento e proliferação de bactérias benéficas, chamadas Probióticas. A palavra “Probiótico”, tem como significado “pro” = a favor e “bio”= vida, que já se torna auto-explicativa. Dessa forma, trabalham juntas para que a nossa microflora intestinal realize sua função em condições ótimas em prol da proteção e bom funcionamento do nosso organismo como um todo. Como Prebióticos temos cebola, tomate, cevada, aveia, alho, banana, mel, trigo, raiz da chicória, alcachofra e aspargo. Já os Probióticos, o Kefir, Iogurtes e leites fermentados. Ambos podem ser consumidos através de suplementos.

 

Essas práticas não são difíceis, são hábitos. Esses hábitos não são somente para nos proteger contra o Covid-19, são para nos trazer uma vida mais saudável e feliz. Espero que seja útil para você.

Nutricionista Brasileira nos Estados Unidos

Beatriz Gaudio

Nutricionista com formação em Educação Física, especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Coaching em Nutrição Comportamental, Terapeuta Ayurveda e Colunista @30tododia. Residente na Califórnia (EUA) – referência mundial em saúde e qualidade de vida – atendo pessoas do mundo inteiro. Nos Estados Unidos carrego o título de Health Coach pelo renomado Institute for Integrative Nutrition, baseado em Nova York.
Nutricionista Brasileira nos Estados Unidos

Sobre Mim

Nutricionista com formação em Educação Física, especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Coaching em Nutrição Comportamental, Terapeuta Ayurveda e Colunista @30tododia. Residente na Califórnia (EUA) – referência mundial em saúde e qualidade de vida – atendo pessoas do mundo inteiro. Nos Estados Unidos carrego o título de Health Coach pelo renomado Institute for Integrative Nutrition, baseado em Nova York.

Últimas Publicações

Se inscreva na minha lista
e receba novidades