fbpx

Como o Yoga entrou na minha vida

O Yoga entrou na minha vida como cura. Vou te contar como isso aconteceu…

Em 2015 fui Atleta Bikini, uma categoria do fisiculturismo feminino semelhante a pegar uma modelo e deixá-la levemente definida, bem magra. Na época já tinha formado em Nutrição, estava prestes a me formar em Educação Física e trabalhava como professora de musculação na Bodytech. Meu sonho era trabalhar com atletas, quando recebi o convite fui um pouco resistente mas logo percebi o quão enriquecedor seria para minha profissão ter uma experiência como atleta. Aceitei o convite: foram 4 meses de restrição alimentar, treinos diários, patrocínio de várias coisas que me faziam ter um comprometimento ainda maior e por fazer parte de um time de atletas. Na semana pré campeonato a restrição era ainda maior, alguns dias sem água e fazendo uso de diurético de farmácia e por aí vai… um pouco de loucura, mas sem dúvida uma experiência incrível, confesso que não sei como cheguei até o final. Admiro muito a persistência e foco que os atletas tem.

Vamos agora falar sobre o pós campeonato, não imaginava que o mais difícil estaria por vir. Senti na pele que toda restrição gera compulsão: de 52kg com 8% de gordura (tenho 1.70m, dá para imaginar?) fui para 72kg em apenas 2 meses, totalizando 20 kg!  Não faço idéia do percentual assim como não faço idéia do quanto tenho hoje, nunca mais fiz avaliação física. Mudei meus parâmetros de avaliação pois a lembrança que tenho é de avaliações semanais que determinavam o quanto comeria durante a próxima semana, que normalmente era mais uma semana zero carbo…

À partir de então comecei a me exercitar compulsivamente e me restringir ao máximo durante a semana, até chegar a sexta feira e começar a meter a cara no doce compulsivamente durante todo o final de semana. Olhava no espelho e não me reconhecia, parecia que eu estava dentro de um corpo que não era meu. Sempre tive tendência a emagrecer e dessa vez parecia que meu corpo não me respondia mais! Na época, meu terapeuta me questionou sobre o real motivo de eu fazer tanto exercício, acreditava que para emagrecer bastava fechar a boca e fazer exercício, como aprendi na faculdade. Ele me mostrou que precisava buscar serenidade (o resto da vida) por ter uma mente agitada, imagina a minha cara ouvindo isso em um momento que eu só queria EMAGRECER!

Segui sua recomendação, afinal, mal não faria né? Como trabalhava na Bodytech, olhei para a Mari e pensei “essa é a mulher mais serena que já ví em toda minha vida”. Fui fazer uma aula de Yoga, resultado: quase entrei em PÂNICO por perceber que não conseguia acompanhar os exercícios respiratórios. Percebi o quão desconectada estava da minha respiração, dos sinais do meu corpo, da minha mente. Com a prática, comecei a me reconectar com os sinais de fome e saciedade que havia perdido, perceber que emoções e fome são coisas diferentes, que nosso corpo fala com a gente e basta estamos presentes no aqui e agora para ouví-lo. Tudo isso à partir da respiração, pois através dela conseguimos mudar a frequência de todas as coisas!

Voltei para o meu peso ideal, comendo mais carboidrato na minha rotina (antes, não queria “queimar cartucho” comendo banana se logo mais iria abusar do doce) e mantendo uma rotina regular de exercício. Entendi que vai muito além de apenas fechar a boca e fazer exercício: o nosso corpo é reflexo da nossa mente.

Compartilho essa história com muitas pacientes que passam uma vida de restrições, que lutam e sofrem por um corpo dos sonhos. Hoje, com esse boom que são as mídias sociais, nos comparamos e nos inferiorizamos, acreditamos que não somos capazes e que não temos autonomia sobre a nossa vida. Silenciar a nossa mente e nos reconectar com nossa respiração pode mudar a nossa forma de enxergar o mundo e nos tornar seres mais conscientes e presentes para fazermos nossas escolhas.  O Yoga me curou de uma vida sem propósito, em que achava que o meu real problema era a forma que me enxergava externamente.

Nutricionista Brasileira nos Estados Unidos

Beatriz Gaudio

Nutricionista com formação em Educação Física, especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Coaching em Nutrição Comportamental, Terapeuta Ayurveda e Colunista @30tododia. Residente na Califórnia (EUA) – referência mundial em saúde e qualidade de vida – atendo pessoas do mundo inteiro. Nos Estados Unidos carrego o título de Health Coach pelo renomado Institute for Integrative Nutrition, baseado em Nova York.
Nutricionista Brasileira nos Estados Unidos

Sobre Mim

Nutricionista com formação em Educação Física, especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Coaching em Nutrição Comportamental, Terapeuta Ayurveda e Colunista @30tododia. Residente na Califórnia (EUA) – referência mundial em saúde e qualidade de vida – atendo pessoas do mundo inteiro. Nos Estados Unidos carrego o título de Health Coach pelo renomado Institute for Integrative Nutrition, baseado em Nova York.

Últimas Publicações

Se inscreva na minha lista
e receba novidades