Os territórios do planeta passam por diversas modificações no ecossistema por conta das mudanças climáticas. A cada mês do ano nos aproximamos e nos distanciamos de alguma estação. O que também altera o plantio e a colheita alimentícia, consequentemente, de janeiro a dezembro, temos safras distintas.
A sazonalidade refere-se ao tempo certo de colheita e cultivo dos alimentos. Sendo assim, os alimentos sazonais são aqueles colhidos de acordo com sua época de safra natural, na qual a intervenção tecnológica não se faz tão necessária, o que reduz o uso de agrotóxicos, pesticidas e conservantes. E aumenta a qualidade nutricional do alimento e a biodisponibilidade dos nutrientes oferecidos.
Consumir os produtos da época é ideal para quem está procurando economizar, mas ainda quer garantir um alimento rico em nutrientes, com qualidade e sabor intenso.
O nutricionista é a ponte entre PRODUÇÃO e CONSUMO. Por isso, é de extrema importância a execução de planos alimentares e ofertas informativas ligadas ao consumo sazonal.
Entre os diversos benefícios ao meio ambiente, temos também inúmeras vantagens à saúde e cultura humana. Dentre elas:
• Alimento mais fresco e com melhor sabor.
• Valor nutricional superior.
• Permite o consumo de produtos variados ao longo do ano, estimulando a criatividade para a criação de pratos e abastecendo nosso organismo (microbioma) com os mais diversos nutrientes.
• Favorece o meio ambiente, posto que esses alimentos são plantados e colhidos com menor interferência humana e uso de agrotóxicos.
Agora que entramos em Novembro, você sabe quais os alimentos que a natureza tem a nos oferecer? Não?! Calma aí… preparei uma lista para te ajudar!
Se você está no Brasil, são eles: Abacate margarida, Abacaxi perola, Açaí, Acerola, Ameixa espanhola, Amora, Araçá, Banana maçã, Banana prata, Caju, Coco verde, Framboesa, Jaca, Laranja pera, Maçã fuji, Mamão papaya, Manga haden, Manga palmer, Manga tommy, Melancia, Melão, Nectarina, Pequi, Pêra d’anjou, Pêra packham, Pêra rocha, Pêssego, Pitanga, Uva thompson, Alcachofra, Alface lisa, Alho, Almeirão, Aspargos, Batata doce rosada, Berinjela comum, Berinjela japonesa, Beterraba, Cebola, Cebolinha, Cenoura, Chuchu, Couve de bruxelas, Endívias, Espinafre, Maxixe, Mostarda, Pepino japonês, Pimentão verde, Repolho roxo, Tomate caqui, Tomate cereja, Tomate italiano, Vagem macarrão.
Se você está nos Estados Unidos: Maçãs (Apples), Peras (Pears), Cranberries (Cranberries), Laranjas (Oranges), Kiwis (Kiwis), Abóbora (Pumpkin), Batata-doce (Sweet Potato), Cenoura (Carrot), Beterraba (Beet), Brócolis (Broccoli), Couve (Kale), Espinafre (Spinach), Alface (Lettuce), Repolho (Cabbage), Acelga (Chard), Cebola (Onion), Alho (Garlic), Rabanete (Radish), Nabos (Turnips).
E aí, qual deles você já está consumindo e qual deles você incluirá na sua próxima ida às compras?