fbpx

Alimentação e Saúde Intestinal

Você sabia que a alimentação interfere diretamente na saúde do seu intestino, e conseqüentemente, de todo o seu organismo?

O nosso intestino tem interferência no sistema imunológico, desintoxicação, inflamação, produção de neurotransmissores e vitaminas, absorção de nutrientes, sensação de fome e saciedade, e ainda, aproveitamento de gordura e carboidrato.

No Século III a.C., Hipócrates (Pai da Medicina), afirmou que “todas as doenças começam no intestino”. Hoje, estudos nos afirmam que 95% de todas as doenças têm início no intestino. Não é de hoje que já se sabe a importância de cuidarmos bem dele, e a chave está na alimentação.

Equilibrar o intestino significa ter um equilíbrio entre o hospedeiro e as bactérias que alí habitam. Quando entramos em desequilíbrio há um estimulo de proteínas inflamatórias, e isso pode vir por conta de uma alimentação ruim, excesso de alimentos de alto índice glicêmico, lactose, glúten, e proteína animal. Além da alimentação, o estresse é outro grande motivo, além do uso de antibióticos e medicamentos em excesso.

Existem dois nomes que são fundamentais para a saúde intestinal, são eles: Prebiótico e Probiótico. Os Prebióticos são tipos de fibras que não são digeridas e que contribuem para o crescimento e proliferação de bactérias benéficas, chamadas Probióticas. A palavra “Probiótico”, tem como significado “pro” = a favor e “bio”= vida, que já se torna auto-explicativa. Dessa forma, trabalham juntas para que a nossa microflora intestinal realize sua função em condições ótimas em prol da proteção e bom funcionamento do nosso organismo como um todo. Alguns estudos até tentam provar a eficiência do consumo de alimentos Probióticos com a Obesidade!

Como Prebióticos temos cebola, psyllium, aveia, alho, banana, cacau, maçã, raiz da chicória, alcachofra, aspargo, entre outros.  Já os Probióticos, o Kefir, Iogurtes, leites fermentados, Kombucha, Produtos Orientais a base de Soja (miso, tempeh…), Chucrute, Picles e Levedura Nutricional. Ambos podem ser consumidos através de suplementos (consulte seu Médico ou Nutricionista).

Segue abaixo, receitinha que está no topo dos alimentos probióticos. À partir dele podemos fazer preparações como iogurtes, pastas, sorvetes, bolos, preparações salgadas e etc.

KEFIR DE LEITE

Ingredientes: 
– 1 a 2 colheres de grãos do kefir;
– Vasilhame não metálico com tampa e capacidade para conter o leite e ainda sobrar espaço (cerca de 1/4)
– 1 recipiente não metálico com a boca larga para coar e armazenar o kefir
– 1 a 2 copos de leite fresco (pode ser integral, desnatado, semidesnatado, pausterizado, homogeneizado ou recém-tirado da vaca ou cabra)

Modo de preparo: Coloque os grãos de kefir e o leite no vasilhame não metálico (certifique-se de não encher mais de 3/4 do vaselhame). Tampe o vasilhame (pode ser tampa frouxa ou hermética) e deixe-o à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas ou até que o leite coalhe ou forme-se soro (kefiraride) ao seu gosto (determine um local para deixar seu kefir, por exemplo, um armário onde não bata luz solar direta e, se for possível, de vez em quando, pode ser uma vez a cada duas horas ou mais, dê uma chacoalhada no vasilhame, para certificar-se de que os grãos estarão sempre em contato com leite fresco). Despeje o conteúdo numa peneira não metálica e coe o kefir em um recipiente também não metálico. O que você coou é kefir pronto para o consumo, embora você possa preferir fazer uma fermentação secundária. A bebida fermentada pode ser conservada na geladeira, mas os grãos não. Por isso, lave o vasilhame onde os grãos estavam fermentando e repita o processo, adicionando mais leite fresco aos grãos (cuidado – se você utiliza água quente na lavagem do vasilhame, espere-o esfriar antes de depositar os grãos nele). O kefir deve ser consumido de manhã e à noite diariamente, e ainda  pode substituir uma refeição, pois é muito nutritivo.

Nutricionista Brasileira nos Estados Unidos

Beatriz Gaudio

Nutricionista com formação em Educação Física, especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Coaching em Nutrição Comportamental, Terapeuta Ayurveda e Colunista @30tododia. Residente na Califórnia (EUA) – referência mundial em saúde e qualidade de vida – atendo pessoas do mundo inteiro. Nos Estados Unidos carrego o título de Health Coach pelo renomado Institute for Integrative Nutrition, baseado em Nova York.
Nutricionista Brasileira nos Estados Unidos

Sobre Mim

Nutricionista com formação em Educação Física, especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Coaching em Nutrição Comportamental, Terapeuta Ayurveda e Colunista @30tododia. Residente na Califórnia (EUA) – referência mundial em saúde e qualidade de vida – atendo pessoas do mundo inteiro. Nos Estados Unidos carrego o título de Health Coach pelo renomado Institute for Integrative Nutrition, baseado em Nova York.

Últimas Publicações

Se inscreva na minha lista
e receba novidades