O açúcar e o adoçante são mestres em disfarce, eles se camuflam nos seus sinônimos – cerca de 56. Cada açúcar têm um grau de doçura e alguns produtos podem conter mais de 3 tipos de açúcares.
Mais de 68% dos produtos alimentícios vendidos nos EUA contém adoçantes, mesmo os rotulados como “naturais” ou “saudáveis”.
Os adoçantes são amplamente utilizados em alimentos e bebidas comercializados como “sem açúcar” ou “diet”, incluindo assados, refrigerantes, misturas para bebidas em pó, doces, pudins, alimentos enlatados, geléias, laticínios e muitos outros alimentos e bebidas. Os adoçantes não possuem calorias e podem ser de origem natural ou industrializada.
As Diretrizes Dietéticas para Americanos 2020-2025 recomendam que todos os americanos com 2 anos ou mais limitem os açúcares adicionados na dieta a menos de 10% do total de calorias. Crianças pequenas e bebês com menos de 2 anos não devem receber sólidos ou bebidas com adição de açúcares.
A American Heart Association recomenda que os americanos reduzam drasticamente a adição de açúcar para ajudar a retardar a epidemia de obesidade e doenças cardíacas. Além de sugerir um limite mais rígido de adição de açúcar de não mais que 100/150 calorias por dia para adultos.
Prefira aqueles produtos onde o açúcar não é o primeiro ingrediente da lista e também aqueles que utilizam açúcares de fontes naturais como por exemplo o mel e açúcar de coco. Veja abaixo as melhores opções e as que deveríamos evitar:


O que você acha do uso desses açúcares e adoçantes? Ter o conhecimento da existência deles ajuda bastante na hora de escolher um bom produto alimentar.
💡Dica: você pode printar a tela (ou salvar nosso post do Instagram) e guardar as tabelas na galeria pra sempre avaliar o que comprar no supermercado.