fbpx

5 dicas para colocar suas metas para 2024 em prática

Todo ano o inconsciente coletivo nos pressiona para que sejam elaboradas metas de ano-novo. No entanto, para que elas possam se realizar, devem ser condizentes com a nossa realidade. 

Certamente você já fez uma lista de objetivos para o ano seguinte e, ao final dele, deparou-se com vários itens sem o check, não é mesmo? Antes de sair listando metas, sonhos e desejos no modo automático, que talvez nem sejam verdadeiramente desejos seus, REFLITA:

Quem você estava no começo do ano e quem você está agora? 

O primeiro grande passo é reconhecer as coisas boas que aconteceram neste ano. Temos a predisposição de vibrar na escassez olhando somente aquilo que queríamos que tivesse acontecido, mas que de alguma forma, fugiu do nosso “controle” ou não nos organizamos adequadamente para que de fato fosse concretizado.

Outro ponto importante é: Você colocou metas demais para esse ano de 2023? Você criou metas que estavam muito desconectadas de quem você é e do que verdadeiramente pulsa dentro de você? Escrever metas para o ano que vem só porque é o “momento” para isso, sem ter clareza e consciência da nossa realidade, são só metas no papel. Para cumprir a sua lista de metas de ano-novo, é importante construí-la com sabedoria. Afinal não queremos que você se frustre por não ter alcançado a maioria dos objetivos. 

Abaixo deixarei 5 dicas para colocar suas metas de 2024 em prática:

1. Defina objetivos possíveis

Lembra que falamos da importância de fazer uma lista condizente com a sua realidade? Desse modo, você deve escolher objetivos que sejam possíveis de realizar. Por exemplo, se você não tem o hábito de se exercitar, não adianta colocar como meta “treinar todos os dias da semana”, não é mesmo? Isso porque colocar objetivos inalcançáveis para um futuro tão próximo só vai trazer frustração. No entanto, não entenda que você jamais irá realizá-los, mas que, para uma data tão próxima, não é possível alcançá-los. Com isso, durante essa fase de elaboração das metas de ano-novo, é importante que você seja realista.

2. Analise erros do passado

Você é uma pessoa que sempre faz a lista de objetivos para o ano seguinte, mas não consegue cumprir nem metade deles? Então, para que o erro não se repita no próximo ano, é importante descobrir quais são as suas falhas. Geralmente, as pessoas colocam muitas metas fora de alcance ou, até mesmo, fora de controle. Se você é assim, dê atenção a este fato na hora de elaborar as suas metas de ano-novo.

3. Defina metas que dependam só de você

Talvez esta seja uma das dicas mais difíceis de seguir: escolher objetivos que estejam apenas no seu controle. Por exemplo, existem muitas pessoas que colocam metas como “treinar com a amiga”, “seguir um plano alimentar com o namorado” ou “fazer cardio com a bike que vai ganhar de presente”. No entanto, nada disso depende apenas de um único indivíduo. Existe, afinal, um conjunto de fatores que influenciam no alcance dessas metas. Por isso, é importante selecionar propósitos que não dependam de terceiros. Você pode até desejar esses outros itens, mas não os insira na lista para que não haja essa pressão de conquistar metas que, para serem realizadas, necessitam de outras condições envolvidas.

4. Selecione metas em curto, médio e longo prazo

Se você tem um grande objetivo pela frente, como emagrecer, deve estabelecer pequenas metas para realizar esse sonho. Caso o grande obstáculo seja não ter um plano alimentar individualizado, coloque como propósito fazer uma consulta com um nutricionista qualificado. Desse modo, é possível conquistar o emagrecimento e, até mesmo, ganhar mais saúde. Isso porque alguns demoram mais para serem realizados que outros, então, é um verdadeiro “trabalho de formiguinha” até alcançá-los.

5. Comece com pequenas mudanças

Inserir apenas metas de ano-novo complexas talvez não seja um bom caminho para finalizar o ano com a sua lista completamente feita. Por isso, vale a pena apostar em pequenas mudanças para que elas funcionem como incentivos para os objetivos maiores.

Então, tente simplificar as suas metas. Por exemplo, se o seu desejo é se tornar uma pessoa saudável, comece reduzindo industrializados e comendo mais comida de verdade, aumentando o consumo de água, depois se exercitando mais, dormindo mais cedo e por aí vai. Aos poucos, é possível atingir esse propósito.

Nutricionista Brasileira nos Estados Unidos

Beatriz Gaudio

Nutricionista com formação em Educação Física, especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Coaching em Nutrição Comportamental, Terapeuta Ayurveda e Colunista @30tododia. Residente na Califórnia (EUA) – referência mundial em saúde e qualidade de vida – atendo pessoas do mundo inteiro. Nos Estados Unidos carrego o título de Health Coach pelo renomado Institute for Integrative Nutrition, baseado em Nova York.
Nutricionista Brasileira nos Estados Unidos

Sobre Mim

Nutricionista com formação em Educação Física, especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Coaching em Nutrição Comportamental, Terapeuta Ayurveda e Colunista @30tododia. Residente na Califórnia (EUA) – referência mundial em saúde e qualidade de vida – atendo pessoas do mundo inteiro. Nos Estados Unidos carrego o título de Health Coach pelo renomado Institute for Integrative Nutrition, baseado em Nova York.

Últimas Publicações

Se inscreva na minha lista
e receba novidades