fbpx

O que é Ayurveda?

O Ayurveda é uma filosofia médica oriental que foi desenvolvida no subcontinente indiano há milhares de anos. A palavra Ayurveda é proveniente do sânscrito e possui duas partes: Veda que é traduzido como conhecimento, ciência ou sabedoria e Ayus que significa vida. Neste contexto Ayurveda é o conhecimento, a ciência ou sabedoria que propõe uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza com o objetivo de alcançarmos a felicidade. Nesta filosofia indiana a saúde é um estado de completude.

DOSHAS (Vata, Pitta e Kapha)

Na Ayurveda, o termo técnico para humores é dosha. Quando em desequilíbrio, os doshas são a causa no processo de adoecimento. No ayurveda o ser humano não só faz parte da natureza como está conectado a ela. O ayurveda é baseado na construção do ser humano a partir dos cinco elementos fundamentais: éter, ar, fogo, água e terra.  Estes elementos expressam-se no organismo numa forma condensada, gerando três modelos constitutivos básicos que correspondem aos doshas conhecidos como: Vata, Pitta e Kapha.

Os doshas são os mecanismos que governam o nosso organismo. A junção dos elementos Éter e Ar manifesta-se o Vata. O Pitta é formado a partir dos elementos fogo e água e os elementos terra e água resultam no Kapha.

Esses elementos determinam os processos de crescimento e envelhecimento da vida de todos os seres em todos os níveis, seja celular ou psíquico. Destas combinações de elementos surgem as características de cada dosha.

A nossa Prakriti, que pode ser entendida, de forma muito simplificada, como a “quantidade de vata, pitta e kapha” é definida no momento da nossa concepção, mas pode e irá variar em função de inúmeras influências. Dinâmicos, estão em constante mudança devido a influências do clima, da lua, do sol, dos mares, das emoções, das ações, dos pensamentos, da comida que ingerimos. Todos nós somos constituídos pelos três doshas, sendo um deles o predominante, que rege nossas características, tendências e padrões particulares. A combinação deste dosha principal com um secundário, que se manifesta em menores proporções, define nossa personalidade e funcionamento orgânico.

A presença de vata, pitta e kapha é que garante nossa existência física. Sem vata, por exemplo, não existiria o movimento, e não seria possível o sangue circular pelo corpo.  Sem pitta não haveria digestão e temperatura no nosso corpo. E sem kapha não haveria lubrificação, não teríamos salivação, e nossos braços, pernas e corpos não se moveriam.

Segue abaixo as características de cada um desses humores:

VATA

Palavras-chave: instabilidade e movimento.

Características: pessoas do tipo Vata são geralmente agitadas. Tendem a ser magras, altas, de pele morena e seca, cabelo escuro e volumoso. Têm dificuldade em ganhar peso, são friorentas e suas extremidades costumam estar geladas. Caminham rápido, falam muito, mexendo constantemente o corpo e os olhos. Adoram mudança e falta de rotina.

Pontos fortes: bastante curiosas, aprendem qualquer coisa com facilidade e querem saber de tudo um pouco. São sensíveis, muito criativas e gostam de arte e da natureza. São viajantes natas.

Pontos fracos: são indecisas, inconstantes nos relacionamentos, atividades e emoções. Têm dificuldade de planejamento, organização e de seguir conselhos. Com apetite e sede irregulares, muitas vezes enfrentam problemas digestivos e de má absorção dos alimentos. Tendem a ter uma saúde frágil. São capazes de passar o dia todo em jejum, pois se “esquecem” de comer. Quando em desequilíbrio, podem ter problemas no sistema nervoso, prisão de ventre, gases, fadiga, tremores, tristeza, medo e ansiedade.

 

PITTA

Palavras-chave: combustão e realização.

Características: de estatura mediana, pessoas do tipo Pitta têm facilidade para adquirir músculos bem como para ganhar ou perder peso, embora geralmente o mantenham estável por longos períodos da vida. Sentem muito calor e transpiram com facilidade. Possuem dentes fortes, mas gengivas sensíveis. De olhos brilhantes, têm um olhar profundo e desafiador. Normalmente apresentam grande apetite e sede, e capacidade digestiva bem acelerada.

Pontos fortes: são habilidosos, concentrados e excelentes para aprender. Altamente disciplinadas, inteligentes e estudiosas, pessoas do tipo Pitta tendem a ser ótimos líderes. São questionadoras, críticas, gostam do poder e de enfrentar desafios. Corajosas e compreensivas, têm grande habilidade para solucionar situações difíceis e estressantes, pois são objetivas e focadas.

Pontos fracos: são perfeccionistas e costumam se irritar com facilidade. Quando em desequilíbrio, tendem a apresentar problemas de pele, alergias, queda de cabelo, irritabilidade, raiva, suor excessivo, enjôos e inflamações.

 

KAPHA

Palavras-chave: estabilidade e organização.

Características: possuem olhos grandes, dentes fortes, cabelos encaracolados e macios. Têm a pele fria, suave, pálida e muitas vezes oleosa. Seus movimentos são lentos e graciosos. Gostam de ficar mais isoladas, e vivem num mundo particular. Também apreciam uma vida estável, confortável e tranquila, com rotina definida, organização e planejamento.

Pontos fortes: de personalidade tranquila e relaxada, pessoas do tipo Kapha têm apetite e sede constantes. São extremamente amorosas, protetoras, amigas e conciliadoras. São abençoadas com fé, amor, tolerância, afetuosidade, compaixão e uma mente calma e estável. Têm boa memória, voz melodiosa, profunda e muito agradável. A constituição física dos Kapha é sólida e forte, com boas massas óssea e muscular, o que lhes dá resistência e longevidade.

Pontos fracos: tendem a ter metabolismo e digestão lentos. Um Kapha desequilibrado sofre de ganância, possessividade e preguiça. Podem apresentar problemas pulmonares, gripes frequentes, congestão nasal, alergias respiratórias, edemas, retenção de líquidos, excesso de peso, tumores, baixa motivação, depressão e sonolência. Por serem muito apegados aos fatos e às emoções, buscam a comida para se sentirem reconfortados. Também têm tendência a se sentirem desvalorizados e rejeitados.

 

Como aplico a Ayurveda na prática clínica

Estamos conectados com a natureza, você ainda tem dúvida disto? Dessa forma, é de extrema importância que a gente compreenda o ciclo circadiano: o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. Nossos genes estão literalmente perdendo a capacidade de ouvir os ciclos naturais do planeta e isso tem ocasionado inúmeros problemas de saúde, tais como obesidade, infertilidade, depressão, transtorno bipolar, entre outros. Sendo assim, criar uma rotina diária de auto-cuidado para que possamos nos reconectar com a natureza parece ser uma libertação diante dos tempos modernos onde cada vez mais temos tantos afazeres que acabamos nos esquecendo de nós.

Adotar uma rotina diária do Ayurveda (Dynacharia) nos proporciona formas muito eficazes e duradouras de aumentar a autoestima e autocuidados, priorizando sua própria saúde e bem-estar, independentemente do que possa estar acontecendo em sua vida.

Ao tomar para si o “ato de se cuidar”, identificamos como merecedor de uma dose saudável de auto atenção amorosa todos os dias. O efeito cumulativo desse auto cuidar é bastante poderoso e, para muitos, resulta em uma sensação de bem-estar em um período muito curto de tempo.

Nutricionista Brasileira nos Estados Unidos

Beatriz Gaudio

Nutricionista com formação em Educação Física, especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Coaching em Nutrição Comportamental, Terapeuta Ayurveda e Colunista @30tododia. Residente na Califórnia (EUA) – referência mundial em saúde e qualidade de vida – atendo pessoas do mundo inteiro. Nos Estados Unidos carrego o título de Health Coach pelo renomado Institute for Integrative Nutrition, baseado em Nova York.
Nutricionista Brasileira nos Estados Unidos

Sobre Mim

Nutricionista com formação em Educação Física, especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Coaching em Nutrição Comportamental, Terapeuta Ayurveda e Colunista @30tododia. Residente na Califórnia (EUA) – referência mundial em saúde e qualidade de vida – atendo pessoas do mundo inteiro. Nos Estados Unidos carrego o título de Health Coach pelo renomado Institute for Integrative Nutrition, baseado em Nova York.

Últimas Publicações

Se inscreva na minha lista
e receba novidades